quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exercícios, antioxidantes e “cardioproteção”

A doença cardiovascular (doenças do coração e dos vasos sanguíneos) continua sendo a principal causa de morte nos Estados Unidos assim como em outros países desenvolvidos. Portanto, encontrar maneiras para reduzir a mortalidade por doença cardiovascular continua sendo uma importante meta de saúde pública. Neste aspecto, numerosos estudos revelam que o exercício regular é cardio-protetor. Por exemplo, estudos epidemiológicos indicam que indivíduos fisicamente ativos apresentam menor incidência de ataques cardíacos quando comparados com sedentários. Além disso, estas pesquisas também demonstram que a taxa de sobrevida de vítimas de ataque cardíaco é maior em indivíduos fisicamente ativos em comparação com sedentários.
Está claro que o exercício regular reduz diversos fatores de risco para doença cardiovascular, incluindo hipertensão, diabetes mellitus, obesidade, perfil lipídico, risco de trombose (coágulo sanguíneo) e disfunção endotelial (vaso sanguíneo). Por esta razão, parece que a associação entre o exercício e as reduzidas taxas de mortalidade por doença cardiovascular é devida à redução de um ou mais fatores de risco.
Além dos efeitos cardio-protetores do exercício regular, existe também um interesse crescente pela suplementação nutricional com antioxidantes, como estratégia para proteger o coração durante o ataque cardíaco.
Dado o importante papel que os radicais livres desempenham no dano cardíaco, não é surpreendente que exista um interesse crescente na possibilidade de que a suplementação com antioxidantes nutricionais possa promover cardio-proteção. Embora, numerosos antioxidantes tenham sido estudados, três (vitamina C, E e ácido lipóico) antioxidantes naturais têm sido associados, individualmente ou em combinação, com a proteção contra o dano cardíaca.

Conheça as fontes dietéticas de vitaminas antioxidantes:

Vitamina E: óleos vegetais (ex: milho, soja), grãos, frutos oleaginosos e aspargo.
Vitamina C: frutas cítricas, tomates, batatas, hortaliças verde.
Carotenóides: (Pró-vitamina A) cenoura, brócolis, espinafre, batata doce, pêssegos.




Adicionar esta notícia no Linkk

1 comentários:

Anônimo disse...

Eita pencha, e disse que largaria a academia, acho que vou desistir de desistir (olha a redundância aé gente!); parabéns por sua postagem, além de oportunida é rica em informações; um abração e um beijão no fundo do coração!!!

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget