segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fique de olho!

 Você abusa do refrigerante?

copo de refrigerante
Hoje pensei em falar um pouquinho sobre o refrigerante. Ele é uma bebida de consumo mundial, que está presente nos lares de muitos brasileiros, seja no almoço de domingo, nas festas de comemoração ou no churrasco do fim de semana.
O refrigerante é uma bebida gaseificada obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcares.


Consumo de refrigerante e impactos na saúde

Um trabalho realizado em uma escola secundária norte americana, Wyshak, em 2000, analisou a relação entre o consumo de bebidas carbonatadas em 460 adolescentes e a ocorrência de fraturas ósseas. Independentemente da atividade física, foi verificada maior associação entre fraturas e o consumo de refrigerantes. No entanto, não há qualquer comparação entre o estado nutricional, tipo de atividade desenvolvida e características clínicas do grupo estudado.
Assim, recomendam que o consumo de refrigerantes seja mantido em doses moderadas, como parte de uma dieta que favoreça a saúde óssea, de tal maneira que alimentos construtores e nutrientes que favoreçam a síntese óssea sejam também ingeridos.

Um novo estudo divulgado pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, revela que refrigerantes e sucos industrializados aumentam as chances de uma pessoa desenvolver gota. A doença é uma forma de artrtite causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, provoca fortes dores nas extremidades do corpo, principalmente nos dedos do pé. De acordo com a pesquisa, pessoas que bebem muito refrigerante e suco de caixinha tendem a acumular mais gordura no abdômen, o que leva ao aumento de ácido úrico na circulação. A reumatologista Gina Haase explica que a chave para se evitar o problema é a alimentação saudável.
 

Veja a seguir o que você está ingerindo ao beber um copo de 200 mL de refrigerante tipo cola:

Ingredientes: água gaseíficada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo, acidulante e aroma natural.
Valor nutricional: valor calórico (85 kcal); carboidratos (21g) e sódio (10 mg).

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget