quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Benefícios das frutas vermelhas e roxas

cacho de uva
Morango, uva, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte do grupo das frutas vermelhas e roxas.
Cientistas britânicos desvendaram o poder das frutas roxas. Uma ou duas porções por dia de amoras pretas (blackberry), ameixas, uvas e mirtilos (blueberry) podem ajudar no combate a doenças graves, como problemas cardíacos, Alzheimer, Parkinson e até câncer. A conclusão faz parte de um estudo feito na Universidade de Machester.

Segundo ainda os pesquisadores, a substância polifenol, presente nestas frutas, é que ajuda na absorção correta de ferro pelo organismo. "Nós normalmente pensamos no ferro como algo que é bom para nós. E, na forma correta, ele é. Mas, na forma errada, não, porque ele passa a reagir com substâncias que estão livres no corpo, para gerar outras substâncias nada agradáveis para o organismo", explica Douglas Kell, coordenador da pesquisa.
amoras

De acordo com ele, se o ferro entra no organismo sem interagir com o polifenol antes, ele pode se tornar um veneno para as células. E uma grande quantidade de ferro solto no organismo impede a vitamina C, por exemplo, de combater algumas doenças importantes. Outros alimentos, como chá verde, chocolate e curcumina, contêm a mesma substância e também podem ajudar. O estudo foi publicado na revista Archives of Toxicology.

1 comentários:

Erika Namastê disse...

Achei interessante, mas podia ter uma lista das frutas vermelhas e roxas para facilitar a substituição na dieta e também as frutas de cada estação.

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget