sexta-feira, 18 de março de 2011

Dieta rica em alimentos alcalinizantes pode ajudar a controlar o câncer

De acordo como o Jornal de Uberaba, a antiga máxima de que “você é o que você come” vai muito além de uma simples recomendação de que se busque uma alimentação saudável para garantir qualidade de vida. Pesquisas recentes tem constatado que uma dieta rica em nutrientes pode não somente prevenir doenças como ajudar a tratá-las. Este é o caso da relação entre a dieta alcalinizante e o câncer. Estudiosos europeus realizaram vários testes e constataram que uma alimentação baseada em alimentos alcalinos (verduras, frutas, ervas e grãos específicos) pode ajudar a combater tumores. Isso porque o aparecimento destes tem uma relação direta com o oposto do processo de alcalinização: a acidez do sangue.


alimentos saudaveis

Nosso sangue possui um pH normal que varia em torno de 7,2 a 7,4, em uma escala de 0 a 14. Se o número é menor que 7, isto significa que ele é ácido. E, quando ultrapassa este valor médio, é mais alcalino. Os alimentos os quais chamamos de alcalinizantes tem exatamente a propriedade de manter a harmonia metabólica do sangue. Isto porque a grande maioria dos vegetais contém sais minerais, que, além de sustentarem a nossa estrutura e massa magra (sangue, ossos, músculos, tendões), alcalinizam ou acidificam de acordo com a necessidade de nosso organismo. E, o que os pesquisadores europeus conseguiram descobrir é que o câncer pode ter relação direta com a acidez do nosso organismo e, ao ingerirmos alimentos que promovem a alcalinização, estamos, automaticamente, combatendo este estado doentio.

Para chegar a esta conclusão, os estudiosos deduziram o seguinte ciclo: todos nós possuímos bactérias e fungos que vivem naturalmente em nosso corpo. Quando ingerimos uma quantidade excessiva de açúcares, por exemplo, estamos alimentando estes microorganismos, que começam a crescer e se desenvolver de maneira descontrolada. Em número maior do que o “permitido” pelo nosso organismo, esses fungos e bactérias começam a produzir uma grande quantidade de toxinas, que são liberadas em nossa corrente sanguínea. E, para processar essas toxinas, o nosso fígado faz um trabalho dobrado, eliminando uma quantidade muito grande de ácidos, e tornando os tecidos com um pH desequilibrado.
Já foi verificado que as aftas costumam aparecer em nossas mucosas quando estamos com um sangue muito ácido, e o que os médicos pesquisadores constataram também é que a maioria das pessoas que têm câncer possuem muitas aftas. Disto, deduz-se que o câncer tem uma propensão maior a se desenvolver em meio ácido.


Dois médicos, o americano Dr. Robert O.Young (Doutor em Medicina, Microbiologia e Nutrição) e o italiano Dr. Túlio Simoncini, tem estudado a fundo o Bicarbonato de Sódio, considerado um alcalinizante natural, e sua relação com o controle do crescimento de tumores cancerosos. Após vários testes, constataram, em suas pesquisas individuais, que esta substância tem um altíssimo poder de contenção da degeneração dos tecidos, contribuindo para o processo de cura do câncer. O Bicarbonato foi aplicado (através de procedimentos médicos) em pacientes com câncer e obteve-se um resultado bastante satisfatório. (Veja mais detalhes em http://www.cancerfungus.com/). Assim, deduz-se que o poder de alcalinização do sangue tem uma influência direta no controle da doença, ao passo que a acidez pode ter uma relação muito grande com o aparecimento de tumores.
Vale, portanto, o alerta de que se evite ao máximo o consumo de alimentos que promovem a acidez do nosso organismo (açúcares, alimentos industrializados, proteína animal e excesso) e que se dê prioridade aos alimentos alcalinizantes em sua essência: os vegetais em geral, livres de agrotóxicos e outras substâncias químicas. Qualidade de vida e prevenção de doenças começa pela vigilância ao que se come. Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget