domingo, 12 de junho de 2011

10 nutrientes para o cérebro

Ácido lipólico - vitamina com efeito protetor no sistema nervoso central e periférico. Vem sendo usado em neuropatias com dor e nas alterações da condução nervosa. Há poucas fontes conhecida desta vitamina, uma delas é o espinafre.
folhas de agrião
Arginina - forma o óxido nítrico, que age como vasodilatador e por isso ajuda na formação da memória. O óxido nítrico, além desta ação, atua como protetor do endotélio vascular, impedindo tromboses. É ainda antiangiogênico, bloqueando a metastatização de tumores. Além disso, favorece o crescimento do cabelo.

Biotina - juntamente com o cromo e vanádio, aumenta os receptores de insulina estimulando o metabolismo glicídico. Gema de ovo, farinha de soja e cereais integrais são as maiores fontes dessa vitamina.

Colina - essa vitamina é essencial para a formação da acetilcolina. É encontrada no ovo, nos feijões, no grão de bico, na lentilha, na soja e derivados e nas leguminosas em geral.

Cromo e Vanádio - minerais fundamentais para promover a metabolização da glicose. Por isso o funcionamento cerebral é prejudicado quando há falta deles. O cromo está presente nos peixes e frutos do mar, no levedo de cerveja e também em frutas. O vanádio encontra-se na azeitona, pimenta-do-reino, frutos do mar e alimentos integrais. Os alimentos refinados além de não possuírem esses importantes elementos, ainda demandam sua presença para serem metabolizados.

Lecitina - é um fosfolipídeo, ou seja, uma molécula de gordura associada ao fósforo, encontrada na soja e no ovo. É utilizada para melhorar o metabolismo cerebral em geral.

morangoProantocianidina - é um flavonóide com potente ação antioxidante. Auxilia na prevenção de alterações dos vasos sanguíneos cerebrais que podem complicar o mal de Parkinson. Está presente na uva, morango, framboesa, cereja e amora.

Selênio - suas maiores fontes são a castanha-do-pará e os peixes. Previne principalmente a oxidação das gorduras, o que no caso do cérebro é fundamental.

Taurina - as carnes bovinas em geral são ricas em taurina, assim como o peixe. A taurina age no cérebro, mas também auxilia no combate a hipertensão arterial, visto que combate os efeitos do estresse. Pode ser formada a partir de dois aminoácidos (cisteína e metionina) mais a vitamina B6. Isto é relevante especialmente para os vegetarianos, que ingerem pouca taurina.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

1 comentários:

Daniel Santos Moraes disse...

Gostei muito da postagem. Era justamente o que eu procurava! =)

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget