segunda-feira, 20 de junho de 2011

5 ao dia

O programa "5 a day", que recomenda o consumo diário de 5 porções de frutas, verduras e legumes todos os dias, foi criado na década de 1990, nos Estados Unidos, pelo Departamento de Serviços em Saúde da Califórnia em parceria com National Cancer Institute. Hoje é adotado em mais de 40 países e no Brasil foi batizado como "5 ao dia". Pesquisas mostram que, em média, o brasileiro consome apenas 130 gramas de vegetais, enquanto o programa recomenda 5 porções de frutas e verduras, o equivalente a 400 gramas diárias destes alimentos.
Ta achando difícil incluir 5 porções de frutas e verduras na sua alimentação?

Veja como incluir as porções no cardápio diário:

Café da manhã:
Aqui dá para incluir um mamão papaia pequeno.

Lanche da manhã:
Que tal um copo de suco de frutas?

Almoço:
Nessa refeição da para consumir um prato de salada de alface e agrião.

Lanche da tarde:
Esse pode ser o momento perfeito para 1 banana.

Jantar:
Para finalizar o dia, vale incluir 4 colheres de cenoura refogada.

Lembre-se, para o cálculo das 5 porções diárias é importante desconsiderar alimentos como a batata, inhame e mandioca, já que estes fornecem amido, sendo considerados fontes de carboidratos. Outro fator essencial é a forma de preparo das hortaliças, que deve ser sem muita gordura ou sal. É importante ainda, que os vegetais enlatados, congelados ou aqueles que entram em alimentos industrializados não sejam incluídos nessa soma, uma vez que, podem fornecer muito sódio e gordura. No que se refere às frutas, é sempre mais indicado optar pelas frescas.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget