terça-feira, 3 de maio de 2011

Botulismo pode ser letal

palmito em conserva

De acordo com o Ministério da Saúde, alimentos mal conservados podem estar contaminados por uma toxina responsável por causar o Botulismo, doença que apesar de ser rara, é potencialmente letal. Quando as toxinas da bactéria são absorvidas pelo aparelho digestivo, elas entram na corrente sanguinea, atingem o sistema nervoso,  enfraquecem as funções vitais e paralisam a musculatura. Segundo a nutricionista do Hospital Geral do Estado de Alagoas, Revilane Britto, os sintomas desta intoxicação aparecem entre 18 a 36 horas após a ingestão do alimento contaminado:

"Os sintomas começam como paralisia muscular mesmo. Normalmente começa no rosto, na face, e ele vai observando essa questão de mudança de fala, na visão, na coordenação do músculo da voz. Ele pode até ter dificuldade de engolir também. Então geralmente os sintomas são mais de face, mas podem evoluir para os demais órgãos, até a parada respiratória, que é quando o paciente pode vir a óbito."

Para evitar a contaminação, a especialista faz um alerta: todo o cuidado é pouco na hora de comprar alimentos enlatados, em conserva ou embalados à vácuo.
"Jamais você pode comprar um alimento que está com lata amassada ou enferrujada. Olhar a data de validade, olhar se tem registro. Se for em vidro verificar a cor, o aspecto, ver se tem algum odor. Todos esses cuidados você tem que ter e aí se você quiser tomar mais precaução ainda é aquecer a conserva."

No Brasil, a toxina responsável pelo Botulismo já foi encontrada em conservas de palmito, torta de frango, patê de fígado, mortadela e tofu em conserva. O tratamento é realizado por meio do soro antibotulínico, que destrói as toxinas do sangue. Dependendo da gravidade do caso, o paciente deve ficar internado em unidade de terapia intensiva.

E você, o que achou desta postagem? Deixe um comentário com possíveis sugestões para o blog. Acompanhe as novidades assinando o feed. Seja um seguidor do blog e curta nossa Fan Page.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fique sempre atualizado!
Receba artigos por email!
Widget by MundoBlogger Instale este widget